Educação financeira ajuda a reduzir inadimplência, diz presidente do BC

Educação financeira ajuda a reduzir inadimplência, diz presidente do BC

Ilan Goldfajn discursou na abertura da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, em Brasília. Ele defendeu também inserção da educação financeira no ensino médio. O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta segunda-feira (14), durante a abertura da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, em Brasília, que a melhoria dos níveis de educação financeira da população tem "efeitos macroeconômicos de grande importância". Segundo ele, ao também aumentar a propensão do cidadão a poupar, a educação financeira gera "externalidades positivas" para o desenvolvimento econômico do país e para o bem-estar da população. "Uma melhor educação financeira implica uma demanda e uso mais responsável e adequado do crédito, um menor risco de endividamento excessivo e, portanto, uma menor inadimplência", afirmou Goldfajn. Pesquisa do BC Fábio Coelho, diretor-superintendente da Previc e presidente…
Read More
Gestão estratégica de custos na crise – por Marielle Baia

Gestão estratégica de custos na crise – por Marielle Baia

Reduzir custos é o primeiro pensamento dos empresários em tempos de crise. Mas você já parou para pensar que na crise você faz uma gestão estratégica na empresa como nunca tinha feito antes? Um empresário certa vez chegou para mim e disse: “Quem nunca soube economizar, com essa crise aprende. Esse é o lado bom da crise, aprendemos a cortar alguns custos desnecessários na empresa”. Mas essa não é a melhor que você deveria escolher aprender. Existem duas formas de reduzir custos nas empresas: de forma espontânea e de forma compulsória. A espontânea é aquela que acompanha a rotina natural da empresa, onde tem a redução de custos como parte de sua cultura organizacional, mesmo que sem sinal de crise. Em sua rotina, visa vantagem competitiva e é sempre preventiva.…
Read More
Os benefícios do empreendedor com educação financeira – por Mariele Baia

Os benefícios do empreendedor com educação financeira – por Mariele Baia

Falar de educação financeira e empreendedorismo nos remete a um pensamento de ações congruentes e interdependentes. Como ser um empreendedor que não cuida bem do dinheiro?  Um dos indicadores importantes na empresa para tomada de decisões é o resultado financeiro alcançado. Essa pergunta soa com incongruência, pois racionalmente coloca “em jogo” o empreendimento. Quando pensamos em um empreendedor de sucesso, já imaginamos uma pessoa com educação financeira e que consegue conquistar seus sonhos. O sucesso de um negócio muito depende do comportamento empreendedor do idealizador do empreendimento. Este, quando cuida bem de seu patrimônio e custos, tem maiores chances de vitória. Podemos imaginar vários exemplos de pessoas que se constrói grande patrimônio, até mesmo quando não se tinha nada. A tendência de um negócio prosperar e ser sustentável aumenta bastante,…
Read More
Vida Financeira a dois – Marielle Baia

Vida Financeira a dois – Marielle Baia

Dinheiro tem sido um dos principais motivos dos conflitos nas famílias e, por isso, muitos casais têm vivido o processo de separação. No primeiro momento da união, o dinheiro é para realizar os sonhos da família, mas com pouco tempo ele se torna um vilão. O problema é que não somos preparados para lidar com o próprio dinheiro, imagina para dividir essa responsabilidade com a família. Já começamos a vida a dois sem regras estabelecidas, sem sonhos definidos, sem um diagnóstico financeiro da família e quando paramos para analisar essa realidade, o problema já está causando conflitos. Com dinheiro não se brinca, devemos respeitá-lo e fazê-lo trabalhar a nosso favor. Brincar com dinheiro é colocar em risco seus sonhos, aqueles que você suou a camisa e se dedicou para realizar.…
Read More